sexta-feira, 21 de maio de 2010

O MARKETING EMPRESARIAL NAS REDES SOCIAIS

FACE AO AUTOR: Eu Jorge Chiavenato, graduado em Administração de Empresas, e aluno especialista do curso de pós graduação em Finanças e controle Gerencial da UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES-URI SANTIAGO, venho por meio deste moderno canal de comunicação levar a todos, os que por um lado ou por outro convivem com o marketing, as novas ferramentas de marketing empresarial desenvolvido nas redes sociais. Pesquisa esta que será a base de minha monografia junto a instituição e também servirá como base para posteriores artigos, dissertações, teses, livros e trabalhos afins.

Att. CHIAVENATO, Jorge.


Podemos dizer que o marketing dos dias atuais é o estudo aprimorado de estratégias que cria os prováveis desejos e expectativas do usuário, antecipando-se a elaboração de estratégias que diferencie certo produto ou serviço dos demais de mesma espécie e destinação, visando um trabalho integrado de todas as áreas da organização.
O marketing não deve ser uma ferramenta distinta na organização, e quando se fala em ferramenta distinta queremos remeter que o trabalho de marketing deve antecipar-se aos desejos, as expectativas e as necessidades dos clientes, não sendo somente usado para agregar valor, mas sim para criar valor.
A internet, após a euforia de muitas empresas em criar seus sites, vem modulando-se ao perfil mundial, criando vínculos, meios de comunicação, entretenimento e principalmente divulgação, nos dias atuais já não são mais os sites empresarias que fazem sucesso e sim os sites de relacionamentos e de pesquisa.
Entre os atuais meios alternativos de marketing empresarial nas redes sociais, podemos citar: Orkut, Facebook, Twitter, Myspace, Wiki, Blogs e Fóruns de discussão.
Segundo o estudo de Kearney (2003), os famosos 3 C´s de quando iniciou a internet em escala doméstica (conteúdo, comunidade e comércio), estão sendo substituído por conceitos bem mais estratégicos para o mercado atual (custos, cliente e conectividade).
As empresas cada vez mais estão repensando sobre investimentos em tecnologia da informação, não que isso não seja vital, mas de que forma pode-se investir menos e obter mais retorno. Levando em conta os clientes, uma aproximação com o mesmo tem se tornado vital para manutenção e maior aproveitamento da cartela efetiva da empresa. Conectividade refere-se a forma com que as organizações interagem nos seus diversos tipos de relações: clientes, fornecedores, e parceiros externos, além da interação entre sistemas e processos internos (KEARNEY, 2003).

O Marketing nas Redes Sociais


Definição para Redes sociais: são comunidades on-line em que as pessoas podem se agrupar e compartilhar idéias, perspectivas, opiniões, experiências. Utilizam como ferramentas as mídias sociais texto, imagem, áudio e vídeo. As redes sociais podem ser definidas como uma forma diferente de se expressar.
Definição de internet: é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados.
Segundo kotler (1980), Marketing é a atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos, através dos processos de troca.
A conjuntura atual dentro de uma sociedade altamente tecnológica, regada de muita informação por todos os lados, remonta novos conceitos em praticamente todas as áreas do conhecimento, estabelecendo novos mecanismos e ferramentas que diferenciam grupos, empresas, produtos e serviços, uns dos outros.

Como resultado, cada vez mais organizações serão levadas a reduzir os custos, melhorar a qualidade de produtos e serviços, estabelecer novas oportunidades de crescimento e aumentar a produtividade e buscar meios alternativos da inserção dos mesmos no mercado (KOTTER, p. xx 1999).

KOTLER (1980), já em meados dos anos 80, comenta que as nações em desenvolvimento examinam os princípios de marketing, a fim de observarem como seus sistemas internos de distribuição podem ser melhorados e concorrer de forma mais eficiente nos mercados mundiais. Devemos levar em conta, nesta colocação, a essência de marketing. Porém nos dias atuais o marketing vai muito alem de sistemas internos de distribuição, e está presente em todas as empresas, organizações, grupos, pessoas, direta ou indiretamente.
Segundo Casttells (2001), a internet é o tecido de nossas vidas. Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na era industrial, em nossa época a internet poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana.
Kotler (1999) identifica a necessidade de adaptação a uma nova era do marketing, intitulada por ele como Marketing Eletrônico. Para ele, mercados e o marketing irão operar, no século XXI, com diferentes princípios. Podemos evidenciar estes princípios em uma colocação:
A revolução digital tem alterado os conceitos de espaço, tempo e volume. Uma empresa não precisa ocupar espaço, ela pode ser virtual, transações comerciais podem ser virtuais, e até mesmo não precisamos mais comprar livros, filmes ou musicas, tudo isto esta a nosso alcance na grande rede.
Em contraponto com a teoria de Kotler (1999), a teoria de Tapscott (2001) nos traz uma nova visão das tradicionais estratégias de marketing. Tapscott (2001) usa uma teoria presumista que vai de A até E, a qual o mesmo julga que substituiria a teoria dos 4 P´s de Kotler. Com esta teoria teríamos “A” de anywhere, anytime e anyway, na ordem, qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer maneira. “B” de B-Webs, ou seja, o nosso foco, redes de relacionamento. “C” de comunicação no lugar da tradicional promoção. “D” de descoberta no lugar do tradicional preço. E por fim “E” de experiência.
Como essas premissas, sem se fazer necessário o posicionamento entre uma teoria e outra, nosso propósito é estudar de maneira sistêmica o processo de marketing empresarial nas redes sociais, trazendo ao conhecimento de acadêmicos e empresários os benefícios que as redes sociais podem trazer tanto para a sua marca quanto para o seu produto.

Aguarde em breve novos artigos.

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